Seu Sandro Câmara > @seusandro
3 min readOct 24, 2021

--

O TANTRA DO PARA-SOL DIVINO E MARAVILHOSO DO CORAÇÃO TRANQUILO

Um guarda-chuva esquecido do lado de fora... justo na porta de entrada. Nada mais comum e banal, certo? Quem nunca! Isso me deu um insight que gostaria de compartilhar contigo.

Quantas e quantas vezes, vivemos como se não houvesse amanhã? Ou mesmo passamos pela vida levando medalha de ouro em desatenção plena?

Daí, não raro, surgem as causas e condições favoráveis, você as vive como se aquilo fosse simplesmente uma segunda-feira qualquer, como se ter o vento soprando ao seu favor fosse algo comum, lógico e bem aquilo mesmo que deveria acontecer. Tanto que, nesses dias, umas chuvaradas brabas do passado, com direito à raios, trovões e espirros, podem milagrosamente até fazer você levar um guarda-chuva num dia nublado apesar de até aprazível.

Mas, ao entrar em sua bolha/experiência de um esperado conforto, você pessoa que continua super hábil no cultivo da desatenção plena, saiu até de celular na mão curtindo aquele vídeo de gatinho fofo numa das muitas redes sociais que participa e sai (sem perceber) lentamente de sua situação favorável, quase levando um baque de saída, mas foi um susto leve, rápido, nada mais. Sem atenção, sem guarda-chuva, sem reparar que o dia até escureceu, com nuvens pesadas anunciando o temporal mas os olhos continuam na tela, brilhando...

Tu recebeu até umas mensagens convidando você para um chá feito num fogão a lenha, já que tava claro que ia chover, esfria o tempo e é sempre bom estar acompanhada nessas horas, colocando a conversa em dia e usufruindo da presença que a convivência com as pessoas queridas trazem, né? Mas onde estava sua atenção mesmo? Ah, sim, celular, redes sociais, likes, memes e afins... isso mesmo.

No teu e-mail até chegou (1 semana antes) uma proposta de trabalho ótima que ia te livrar de umas contas penduradas e do desemprego também. Mas era pra ter sido enviada uma resposta até 5 dias atrás só. Já foi.

E você como? Ah, agora estava fazendo uma postagem de um #tbt no Instagram lembrando de uma confraternização massa com o povo do penúltimo emprego que teve... Ai, ai, bons tempos que não voltam mais...

Às vezes, nem precisamos ser ou ter muita coisa... Como diz aquela música/mantra Coração Tranquilo, do daka Walter Franco:

"Tudo é uma questão de manter
A mente quieta, a espinha reta e o coração tranquilo"

Parece até jingle de propaganda de Meditação, Mindfulness, né?...

Cultivar uma visão correta (compassiva e lúcida), sustentando ela natural e atentamente acaba levando para ações igualmente compassivas e lúcidas, que são as sementes dos bons frutos que vamos colhendo no caminho. Levanta a cabeça e lembra da voz da dakini baiana Gal Costa revelando este tesouro tântrico, Divino e Maravilhoso, que tomei a liberdade de destacar o mantra principal (se quiser acumular nas suas práticas diárias):

"Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão:

É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte

Atenção para a estrofe
Pro palavrão, para a palavra de ordem
Atenção para o samba exaltação
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão:

É preciso estar atento e forte
Não temos tempo de temer a morte

Atenção para as janelas no alto
Atenção ao pisar o asfalto, o mangue
Atenção para o sangue sobre o chão
Atenção
Tudo é perigoso
Tudo é divino maravilhoso
Atenção para o refrão

É preciso estar atento e forte
Não temos que temer à morte"

Que tudo seja auspicioso!
Que todes possam se beneficiar!

[Texto por Seu Sandro ( @seusandro ) escrito no Cariri Cearense inspirado pela foto enviada pela atenta vizinha e querida amiga vajra Teca Fronzi de um guarda-chuva esquecido na porta do templo do CEBB Caminho do Meio, em Viamão/RS, neste domingo, 24 de Outubro de 2021]

--

--

Seu Sandro Câmara > @seusandro

Se for pra ser algo, é poeta que aspira realizar uma visão naturalmente pura. Aluno de Lama Padma Samten /CEBB, Koho Sensei /ZPI-ZPO e Yakusan Sensei /Soto Zen.